E finalizou a primeira etapa do DESC PFB 2022, etapa que começou em 1º e terminou no dia 31 de março. A exemplo do ultimo ano, o DESC PFB (Pra Ficar Bruto) terá 5 etapas e uma etapa rainha em setembro. Para saber mais acesse a informações sobre o evento aqui.
No ano passado aqui dos Piratas, apenas Eu (México) e o Araújo fizemos todas as etapas, e daquele jeito, mais sofrimento do que pedal, o treino não estava em dia. O Max pedalou algumas etapas conosco, estava bem mais forte, e para ele deve ter sido patético pedalar conosco.
Ver essa foto no Instagram
Este ano resolvemos fazer diferente, tentar por o treino em dia, convidar mais amigos para pedalar junto no desafio, movimentar o pessoal que estava parado e colocar mais sabor no pedal daqueles que estavam na ativa, e para uma primeira etapa, tivemos um resultado surpreendente.
A etapa finalizou com 62 inscritos na percurso de 90 km, sendo que 11 do nosso grupo (18% dos inscritos) e ainda 2 inscrições no percurso de 70 km.
Mas vamos ao que interessa que é falar sobre o pedal. No dia 06 de março reunimos o pessoal para fazer uma volta treino no percurso de 70 km, estava um dia muito quente, começamos cedo e finalizamos com um boa rodada de cerveja no Kiosque da Roseira. Foi unanime que para o rolê de 90 Km deveríamos iniciar ainda mais cedo por que o sol seria nosso maior inimigo.
Como nem todos podem fazer o percurso no mesmo dia, no domingo dia 13/03 eu acompanhei o Marrocos no rolê. Na verdade o combinado seria fazer no sábado, mas a chuva castigou, e não deu para sair. No domingo, encontramos os amigos Douglas e Peterson, que iniciaram o pedal conosco, mas o ritmo do Marrocos estava forte e acabamos pedalando sozinhos.
O tempo nublado ajudou, mas o calor estava presente, o solo ainda encontrava-se encharcado e alguns trechos com enormes poças de água/lama deixaram o cenário um pouco pesado, foi um tempero adicional naquele final de semana.
Logo nos primeiros 40 km fiquei sem o freio dianteiro o que tornou o percurso ainda mais difícil para mim e por consequência atrasei o pedal do Marrocos.
Os pontos sugeridos pela organização para hidratação, não estão exatamente nos quilômetros informados, mas entendemos que são referencias, o ciclista que quer utilizar destas paradas tem que ficar atento para não passar despercebido. Outra questão é quanto ao horário, nós saímos muito cedo e quando passamos pelos primeiros pontos ainda estavam fechados.
No geral o percurso da para pedalar 100%, e a orientação pelo GPS não oferece duvida quando ao trajeto. Alguns pontos que merecem atenção, foram os cruzamentos com as rodovias, mas nada muito perigoso.
Naquele dia chegamos antes das 12h, tomamos aquela ducha e apesar dos problemas que eu tive, fiz um excelente pedal para a minha expectativa, então já pude marcar meu tempo.
Ver essa foto no Instagram
No dia 19/03, olha eu novamente fazendo o DESC, mas desta vez fui acompanhar o Aranha.
Pedal de boa, o ritmo estava mais tranquilo e o tempo ajudou muito, estava nublado e eventualmente dava para sentir algumas gotículas de chuva na pele. O vento contra atrapalhou algumas vezes, mas o solo estava bem melhor do que na semana anterior. As paradas ocorreram nos mesmo lugares, com 50 km e 70 km, finalizamos no Kiosque da Roseira por volta das 13h.
Então chegou o final de semana 24/03, o pessoal animado para pedalar junto e lá fui eu novamente. Pedal com Araujo, Clayton, Ed, Japa, Junior e Everton. O ritmo foi forte, mas as resenhas nas paradas prejudicou nosso tempo total. O que vale um pedal em grupo, sem trocar uma ideia, curtir o rolê? Este foi o espirito deste pedal. Teve até caldo de cana na feirinha em Jarinu. Chegamos por volta das 13h na Roseira, mas a resenha com cerveja continuou mais algumas horas. Tivemos uma ilustre visita do Romilson, que naquele dia cravou o melhor tempo da etapa.
Ver essa foto no Instagram
Gostaria de finalizar chamando atenção para foto em destaque deste post, perceba que a camisa utilizada para pedalar esta etapa é do Santa Cruz Bikers. Quer promover seu negócio ou grupo de pedal? Entre em contato, envie-nos sua camisa que nós pedalamos com ela.
Pessoal ansioso pela segunda etapa, será que vai ser mais difícil ou mais divertida que a primeira?