Em agosto de 2020, a prefeitura de Itupeva, diante da crescente pratica de ciclismo na região, divulgou em seu site, que havia elaborado um projeto de “Rotas de Cicloturismo” que contava com algumas rotas mapeadas com intuito de promover o turismo local.
Para ajudar o amigo ciclista, publicamos as rotas separadas, com seus respectivos GPX, distâncias e elevação. Aplicamos algumas correções em relação as rotas publicadas originalmente, para garantir a orientação e uma pedalada segura.
- Rota Fácil (11 km)
- Rota Camaleão (15 km)
- Rota Lagoa Grande (18 km)
- Rota Beira Rio (22 km)
- Rota Caminho do Amor (23 km)
- Rota Igreja de Pedra – Guacuri (30 km)
- Rota do Limoeiro (35 km)
- Rota Fantasma (43 km)
- Rota Dez Fazendas (47 km)
Perceba pelo mapa abaixo, que as rotas fazem boa cobertura da cidade, tanto área urbana quanto rural.
Nestas rotas é possível conhecer um pouco da história da cidade através de monumentos e arquiteturas; desfrutar de restaurantes, adegas, cervejarias, pesqueiros entre outros, alem de um uma incrível paisagem, que passa por antigas propriedades rurais e pequenas comunidades urbanas.
Quem conhecer as ciclorotas de Itupeva? Então entre em contato e agende uma pelada e desfrute de mais esta experiência no interior paulista.
Esperamos que você leitor, tenha aproveitado este conteúdo e tenha uma boa pedalada.
Excelente material, bem esclarecedor e real, pois eu vivenciei exatamente isso. Sou novo no ciclismo, fui procurar por rotas na regiao de Itupeva, achei o site, as rotas, mas os arquivos disponiveis nao foram muito uteis, enfim, parece que faltava algo mais didatico e pratico com inicio, meio e fim. Hoje, com este post que consegui utilizar as rotas apesar de agora eu ter feito novos amigos que me levam a elas de forma até mais segura.
Obrigado ao autor do artigo.
Faltou a rota da gruta do quilombo… Não sei se está no meio dessas q a prefeitura publicou.
Excelente post. Divulgação de trilhas e rotas no interior de SP é realmente difícil de encontrar. Das rotas q foram divulgadas pela prefeitura de Itupeva, faltou a rota da gruta do quilombo… Não sei se está no meio dessas q a prefeitura publicou.
Olá Marcelo,
A Rota do Amor, passa pela Gruta do Quilombo. Hoje este local ainda é propriedade privada, e encontra-se fechado para visitação.
E ainda quem faz essa trilha pode parar pra saborear um excelente pastel ou comer um espetinho no capricho ou aquele salgado com refri e muitas outras opções que a dona NORMA faz com todo carinho pra os ciclistas e para aqueles que fazem caminhada ecológica ou visitantes.
Pra quem vem de Itupeva o caminho já é bem conhecido é só entrar na estrada de terra em frente ao CONDOMÍNIO RÍO NEGRO e seguir pela ESTRADA DOS MEEIROS em direção a antiga padoka danjo (desativada permanente) e seguir em direção ao bar do bigode e na praça vc já verá a LANCHONETE DA DONA NORMA.
No Google maps consta a localização do bar do bigode pra quem vem por GPS ou da padoka danjo que mesmo desativada serve pra referência de localização.